domingo, 26 de abril de 2015

Abril a Quatro Mãos

Abril a Quatro Mãos: Grândolas

Foto: Arménio Belo
Abril ainda vinha longe. Esta vossa Encantadora subia em direcção ao Chiado, com os dedos fininhos e gélidos da aragem do fim de tarde lisboeta arranhando-lhe os ossos. Dobro a esquina da Rua Nova do Almada e diante da montra da Loja da CNM (Companhia Nacional de Música) deparo-me com o abraço caloroso entre Mário Laginha e Bernardo Sassetti (1970-2012). Abril ainda vinha longe, mas antecipei-me à Primavera e entrei naquela que é a loja de discos mais antiga do País, cuja estrutura remonta ao século XIX.

Interior da loja CNM
Solicitei a escuta de "Abril a Quatro Mãos: Grândolas", sabendo à partida que o iria comprar. Gravado em 2004 (pelo 30.ºAniverário do 25 de Abril) e reeditado dez anos mais tarde, às composições directamente ligadas à temática da Revolução (com destaque para Zeca Afonso) juntam-se, por exemplo, "We Shall Overcome", o hino do Movimento dos Direitos Civis nos EUA e "A Internacional", num total de dez temas que fazem deste disco um libelo universal à Liberdade. Reconhecem-se "Venham mais cinco" e, claro, "Grândola Vila Morena", mas com a marca da cumplicidade estilística entre os dois pianistas.  Um disco de Jazz? Talvez. Mas decerto  um produto de excepção, gravado numa maratona de 24 horas nos Estúdios da Valentim de Carvalho.
Para escutar na total Liberdade de um segredo. E, se assim o quiserem, em oração atenta à memória de Bernardo Sassetti.

I LOVE 560

2 comentários:

  1. Gosto do título, já que não conheço o disco: "Grândolas". Quando um lugar dá o mote a uma música é bom, mas quando uma música ganha o estatuto de conceito, a magia dessa música aconteceu verdadeiramente e extravasou o seu contexto sensorial.

    ResponderEliminar
  2. A gravação é irrepreensível, a liberdade dos arranjos e o humor de ambos os pianistas ouve-se, sente-se.

    ResponderEliminar

Comente este encantamento: